Aplicativos de jogos, finanças, desenhos, fotos, comunicação como o whatsapp e mesmo navegadores web são criados a partir de linguagens de programação.
A linguagem de programação é a maneira com que pedimos para que o hardware faça alguma coisa. Em outras palavras são conjunto de instruções que permitem escrever ordens e ações que vão controlar dispositivos tanto físicos como hardwares, exemplo um despertador sonoro, uma vibração no celular ou dispositivos lógicos como o envio de um email ou mensagem em data e hora determinados.
Agora que temos uma noção bem superficial sobre o que é linguagem de programação vamos dizer que existem diversas linguagem e níveis dentre as quais algumas são mais fáceis de entender e desenvolver como é o caso do C#, Java e Python e outras são extremamente complexas repletas de instruções hexadecimais e comandos quase impossíveis de serem lidas facilmente como é o caso do assembly.
Felizmente, para a alegria de quem esta querendo iniciar no mundo da programação, as linguagens de programação de hoje são de alto nível, bem fáceis de serem programadas e fazem muito sentido ao serem lidas por um ser humano.
Veja o exemplo abaixo:
programa escrito em assembly hello.asm
section .data msg db 'OLÁ MUNDO EM ASSEMBLY', 0AH len equ $-msg section .text global _start _start: mov edx, len mov ecx, msg mov ebx, 1 mov eax, 4 int 80h mov ebx, 0 mov eax, 1 int 80hDifícil ler não acham?
Além de mais simples a sintaxe e os comandos, ficou muito mais simples saber o que cada linha faz e identificar cada uma delas se comparado com o exemplo anterior em assembly.public class Hello {public static void main(String[] args) {System.out.println("OLÁ MUNDO EM JAVA");}}
- JAVA - sem dúvida a mais usada e que é nativa para android, a percursora de tudo, começou com ela (eu particularmente uso java)
- KOTLIN - também nativa e o time da Google anunciou oficialmente o Kotlin como sendo a principal linguagem de programação para o desenvolvimento de aplicativos android. O Kotlin é compatível com a linguagem java e orientada o objeto e tem sua sintaxe muito parecida com o do java. Então se você já progama em Java vai programar em Kotlin sem muita dificuldade e sem ter que "aprender" tudo novamente.
- C++ - eu gosto muito de C++ e da Linguagem C, faço uso delas para programação, mas não vejo (no meu conceito e com as ferramentas que tenho aqui) muito amigável usar ela, ao menos para que esta iniciando. Desenvolvedores experientes podem com certeza tirar muitas vantagens de se usar o C++, mas não vem ao caso comentar quais seriam estas vantagens neste momento.
- C# - o "C Sharp" esta ganhando terreno dia a dia na programação para Android e permite, com uso de algumas bibliotecas (como o caso do .NET Maui), pode-se escrever o mesmo aplicativo e compilar tanto para Android quanto para iOS, Windows e MAC OS facilitando muito o trabalho do desenvolvedor para multiplataforma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário