O Android Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado, em inglês chamado de IDE (Integrated Development Environment).
Este aplicativo é gratuito, isso mesmo, você pode baixar ele e usar todas suas funções sem gastar uma única moedinha de Real ou Dólar 😁.
Com ele você é capaz de desenvolver aplicativos para dispositivos com o sistema operacional Android. Não só os Smartphones, mas TVs, Tablets e outros que estejam rodando o OS Android. Alguns destes box de "gatonet" são e rodam o Android, eu sei pois já vi um destes funcionando.
o Android Studio foi desenvolvido pela Google (empresa que criou o OS) e é baseado no IntelliJ IDEA da empresa JetBrains e foi anunciado pela primeira vez pela Google em 16 de maior de 2013 e esta soba a Licença Apache 2.0.
A vantagem de usar um IDE como o Android Studio e a possibilidade das facilidades do ambiente em relação a uma função do tipo WYSIWYG (What You See Is What You Get - lê-se "wiz-zee-wig" - seria algo como "o que você vê é o que você tem") , pois a construção e distribuição visual dos componentes pode ser feita arrastando e soltando na área (mesa) de desenvolvimento. Isso permite uma enorme facilidade e rapidez no desenvolvimento, não sendo necessários a implementação de códigos longos onde coordenadas de altura e largura e posição são definidas automaticamente por este método, bastando somente para você a etapa de codificar o que o componente faz, simples assim.
Então, ao invés de você ter que escrever tudo isso aqui:
// Criar um botão Button button = new Button(this); button.setText("Clique aqui"); RelativeLayout.LayoutParams buttonParams = new RelativeLayout.LayoutParams( RelativeLayout.LayoutParams.WRAP_CONTENT, RelativeLayout.LayoutParams.WRAP_CONTENT ); buttonParams.setMargins(10, 10, 0, 0); // 10px da parte superior e esquerda layout.addView(button, buttonParams);Tudo isso acima (claro que é somente um corte do código inteiro) para declarar um botão, e ainda falta a implementação do que ele vai fazer, vai ser executado automaticamente pelo uso da IDE ao arrastar e soltar, posicionando o componente de forma visual na tela de programação, e criando estes códigos de forma automática em segundo plano sem que você tenha que fazer mais nada.
Desta forma o programa automatiza e deixa mais simples a leitura dos códigos fontes, ficando a cargo do Java somente a parte de programação, a parte de layout, que inclui botões, labels, caixas de texto, botões de rádio, entre tantos outros componentes disponíveis estarão todos em um arquivo XML, gerado de forma separada e automaticamente, sendo inclusive muito mais fácil de ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário