terça-feira, 17 de maio de 2016

Criação de Games - PARTE - 2

Vamos lá, uma vez que você baixou o Java, depois o Android Studio completo com SDK é necessário instalar, para isso comece pelo Java, depois o Android Studio.
Um detalhe, eu geralmente não altero a opção de instalação padrão dos programas, haja visto que se o programa sugere uma pasta é porque naquele "path" (caminho) o programa, drivers, dlls e ocx "se acham" mais facilmente.
.....Muitos minutos depois.......
A instalação demora não?
Mas ainda não acabou, vamos inicializar o Android Studio, clicando no ícone.
O programa demora um pouco para carregar, mas sua aparência será como esta aqui:

Ao iniciar a primeira vez o Android Studio a tela de ações vai ser carregada. Você deve escolher a primeira opção (ou carregar um programa que já tenha, mas neste caso ele abre o último que você editou sem passar por esta tela). Star a new Android Studio project.
Agora você tem que dar um nome para o seu projeto de Game ou aplicativo, no caso eu dei o nome de Game Lucky. Não preencher mais nada, somente o nome da Aplicação, e next
Momento importante. É nesta tela que você vai definir qual será a versão de OS Android, lá no dispositivo do cliente, que poderá rodar sua aplicação ou jogo. Vou explicar melhor, é nesta tela que você define a menor versão do Android capaz de executar seu programa. Por isso, escolha bem, caso escolha a versão mais recente do Android (6.0) somente dispositivos muito novos e recentes poderão rodar seu jogo. No entanto se escolher uma versão muito antiga, exemplo Android 2.2 as limitações de software poderão não permitir que seu jogo ou aplicativo faça algo que deseja ou inclua um objeto que não existia naquela versão mais antiga, por isso, tente escolher uma versão intermediária para ter bastante opções de "jogadores" ou dispositivos capazes de rodar seu app. Eu escolhi a versão 3.0 que permite boa flexibilidade de recursos e também grande quantidade de dispositivos capazes de rodar meu jogo.
Só recapitulando esta etapa, esta escolha da API do dispositivo mínimo define qual será a menor versão do Android no dispositivo (smartphone ou tablet) capaz de rodar seu app. Isso quer dizer que da versão escolhida até a mais nova lançada poderá executar seu aplicativo.
Agora chegou a hora de selecionar um "layout" pré-configurado. O Android Studio permite você escolher uma layout de tela já definido, facilitando assim a vida do desenvolvedor eliminando vários minutos de programação em XML para definir um padrão já existente. Ou seja, o Android Studio não reinventa a roda...rsrsr.
Mas no nosso caso o layout é o que menos importa já que o nosso game (jogo) vai redefinir tudo, por isso carregar algum layout pré-definido é uma etapa inútil pois não vamos usar. Então optar por carregar uma Activity vazia selecionando EMPTY ACTIVITY .
Dica: Activity é o mesmo que Tela ok, se você tem um jogo ou aplicação que tem duas telas (form como é chamado em VB ou mesmo em Java) você terá duas Activity.
Nome da Activity principal, eu normalmente não altero este nome, mas poderia colocar o nome que desejar, basta dar next.
Pronto ao finalizar o programa "pensa" um pouco para gerar todas as pastas (diretórios), classes, fazer o link com as bibliotecas, etc... etc... e a aparência será  algo como a próxima tela.

O segredo esta agora. Ao instalar o pacote do Android Studio, muito provavelmente ele vai instalar as versões mais recentes das APIs do Android. O que leva a uma questão importante, o programa vai indicar a você que esta faltando API selecionada para execução de seu jogo, e permite que você clique na mensagem de erro para fazer o download da versão que selecionou ( em nosso exemplo a versão API 11 - que é o android 3.0).
Mas caso isso não aconteça, é necessário você carregar esta API para o projeto, e é isso que vamos fazer.
  1. Selecione no menu superior do Android Studio a opção TOOLS -> ANDROID -> SDK MANAGER ou o ícone da barra de ferramentas;
  2.  Agora você tem acesso a tudo que o seu SDK Android tem instalado, basta selecionar os itens que deseja instalar e aplicar;
  3. No entanto, eu prefiro incluir direto no SDK Standalone, que possui muito mais opções e flexibilidade (apesar de parecer mais complicado) e faz o update do que já foi instalado e também remove o que esta obsoleto, para isso basta clicar nos botões de opções. Nesta tela selecione o pacote de API que você escolher para trabalhar ou que não esteja instalado no SDK para poder rodar sua aplicação desenvolvido. É importante lembrar que tudo isso é feito via download então você precisa de internet ao todo o tempo. Outro detalhe, são pacotes pesados (grandes) demoram muitos minutos e dependendo da quantidade de pacotes que selecionou pode levar até horas para baixar. Enquanto baixa aconselho não utilizar o Android Studio até que tudo esteja devidamente instalado.

Com isto encerramos aqui nosso tutorial 02 sobre programação de games para OS Android.
Não esqueça de deixar sua opinião, dica ou crítica para que possa melhorar ainda mais.
Aquele abraço a todos e até o próximo Tutorial.

Dica: programar jogos requer um bom hardware para o desenvolvimento, quando falamos em bom hardware estamos nos referindo a pelo menos estes itens:
  1. HD (hard disk - pelo menos uns 100GB livre para o espaço de programação em jogos 2D e uns 200GB se você renderiza imagens 3D)
  2. memória RAM - no mínimo 8GB para poder processar com mais "folga" os processos de compilação e renderização, ideal é 16GB. 
  3. placa de vídeo - dedicada - ou seja, a placa de vídeo não pode ser compartilhada, o que acaba por consumir mais da memória RAM. Se você tiver uma placa de vídeo dedicada de 1GB por exemplo, poderá até trabalhar com uns 4GB de memória RAM que dá jogo....rsrs
  4. monitor - programar jogos em monitores pequenos (14" ou 15") é uma tarefa difícil. Ter um monitor com pelo menos 21" de tamanho ajuda muito.
  5. teclado e mouse de boa qualidade, o mouse principalmente já que muita coisa no desenvolvimento de personagens é feito com uso do Mouse.
  6. Se você é daqueles que gosta de efeitos sonoros exagerados em seu game é melhor ter um bom fone de ouvidos, pois caso contrário sua mãe (ou esposa no meu caso) vai lhe expulsar ou pior, desplugar você da net ou da energia... nãoooooo!
Não esqueça também que o case onde são montados tudo do seu PC deve ter uma boa ventilação e coolers de boa capacidade de troca de ar e também a fonte do seu PC deve ser de boa qualidade já que a demanda de energia (amperagem e não voltagem ok) é fundamental para o funcionamento harmônico de todos os componentes. Uma fonte de 500W é excelente para um bom PC de jogos.

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