segunda-feira, 16 de maio de 2016

Criação de games - PARTE 01

Olá, sejam bem vindos ao nosso tutorial CRIAÇÃO DE GAMES para OS Android. Como falei na introdução (quem não leu pode acessar aqui clicando aqui), vamos fazer uma série de tutoriais com o objetivo de dar uma introdução a programação de jogos para o sistema operacional Andorid, em especial para Smartphones e Tablets. Cabe a você depois de aprender os conceitos aprimorar as técnicas e informações obtidas e assim "lapidar" melhor os códigos e assim obter uma jogo bem mais interessante.
Antes "fazer o jogo" é importante falar um pouco sobre o que são games, jogos, 2D, 3D, Java, Variáveis, constantes, threads, sprites, etc... Jogo rápido (olha, um trocadilho, kkkk), coisa rápida para que você não se perca muito nos termos que vamos utilizar.
Mas também não tenha medo, sempre que um nome ou novo conceito for utilizado, sempre que possível vamos comentar o seu significado. Meu método e didática é bem simples e direto, com linguagem objetiva e de fácil compreensão, mas se tiver dúvidas é só deixar um comentário abaixo que quando possível (sobrando um tempinho) vou esclarecer para vocês.
Vamos lá então, sem mais demora.
GAME - em uma tradução literal quer dizer partida (em xadrez por exemplo, dizemos que cada partida é um game). Ao caçar animais, os caçadores chama o ato de perseguir e matar os bichos de game. Então game é uma partida, e em informática traduz-se jogo também.


JOGO - atividade cuja finalidade é a diversão, o entretenimento, passar o tempo de maneira divertida. O jogo é definido por regras que estabelece quem vence ou quem perde.
Então legal, sabemos que o nosso jogo é o aplicativo que tem regras para determinar quem vence ou quem perde e o game é uma partida (um evento do jogo) mas que também pode serve de sinônimo para jogo. Confuso? Eu achei, mas enfim, jogo e game parecem ser a mesma coisa quando falamos de aplicativos de diversão e entretenimento.
EXEMPLOS DE GAMES DE SUCESSO NO CELULAR
Acho que o jogo de mais sucesso e mais conhecido em celulares foi o jogo da "cobrinha". Simples,  e de regras claras não precisava de hardware potente, nem tão pouco de ajuda alguma online, bastava usar as setas ou o conjunto de teclado 2 (para cima) 8 (para baixo) 4 (para esquerda) e 6 (para direita).
Hoje no entanto os jogos evoluíram muito. Os motivos principais: Hardwares mais potente, espaço de memória maiores, sistema operacional mais flexível e com suporte a instruções mais complexas, telas maiores e coloridas.
Continuemos a nossas explicações:
HARDWARE - parte física, tangível (onde a gente pode por a mão), em outras palavras o próprio smartphone. A tela touch faz parte do hardware smartphone ou tablet.
SOFTWARE - parte intangível, parte de instruções e códigos que serão interpretadas pelos hardwares e permitem que o smartphone faça algo, por exemplo: a instrução que faz o auto falante tocar quando uma chamada telefônica acontece faz parte do software de chamadas do sistema operacional.
O game, ou jogo se preferir aplicativo é um tipo de software que manda instruções para o hardware fazer alguma coisa, por exemplo apresentar sons e imagens na tela. A definição software e aplicativo andam lado a lado, uns afirmam que o aplicativo difere do software, mas não vamos entrar nestes detalhes.
SISTEMA OPERACIONAL - Um sistema operacional é o software ou programa mais importante que é executado em um dispositivo, é ele quem dá a possibilidade de usarmos e dar ordens e instalar e executar outros softwares e aplicativos. O Sistema operacional é composto de um núcleo (Kernel) e de vários softwares e drivers. Drivers são softwares que interagem diretamente com hardware como é o caso de drivers de vídeo, que possibilitam aceleração 3D em jogos.
O Android é um sistema operacional baseado em Linux.
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO - Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um dispositivo. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. O Java é uma linguagem de programação de alto nível, assim como o C#, C++. 
AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO - o IDE é onde faremos a programação, ou melhor, a escrita do programa de forma fácil e rápida. O Android Studio é o ambiente de programação IDE para plataforma android. Ele facilita muito a programação por possuir sintaxe e destaque por cores nas instruções utilizadas, diferenciando um palavra reservada de uma string ou comentário, por exemplo.
Vixi - "palavra reservada"; "String" o que é isso?
Como disse, não se preocupe cada coisa no seu devido tempo.
Bom, por hoje é só, já deve ter dado para ter uma ideia do que nos espera...rsrs. No próximo post falaremos sobre o IDE Android Studio e como iniciar um novo projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário