quarta-feira, 18 de maio de 2016

Criação de Games - PARTE -05

Esse nosso primeiro joguinho será bem simples, ele originalmente havia sido criado em Eclipse, um outro IDE para programação Java e Android. Mas como a Google descontinuou a parceria com o desenvolvimento com o Eclipse e adotou uma plataforma própria baseada no IntelliJ Idea vamos então utilizar o mesmo código fonte com algumas pequenas alterações para rodar no Android Studio.
Vamos fazer na realidade dois joguinhos, ambos simples mas de conceitos diferentes, mas todos com o uso da tela como interação com o jogador e o game.
O primeiro joguinho será um de "esmagar" os personagens, tipo o "Esmaga Formiga".
O outro será um joguinho mais completo do tipo "habilidade" como o "Floppy bird" ou o "Blackhawk Almost Down" de helicóptero, não importa será um joguinho bem legal também.
O primeiro, como disse será simples, sem muitas passagens de código somente mesmo para entender o conceito. Já no segundo será mais profissional com placar e tudo.
O jogo será dividido em duas partes:
  1. parte de programação, onde vamos escrever as instruções do que ou como o jogo vai se comportar, como os "personagens" vão se movimentar e como o mecanismo vai reagir a interação do usuário.
  2. parte de inclusão das imagens 2D os Sprites que farão parte do background (pano de fundo) e também que serão nossos personagens (bons e maus).
O QUE SÃO SPRITES?
 O interessante é que o nome sprite, que origina do latim quer dizer "duende" ou "fada". Mas para nós é apenas um objeto gráfico bidimensional (pois vamos fazer um jogo 2D), mas pode ser também tridimensional. Este objeto (imagem por assim dizer) vai se mover na tela sem deixar traços de sua passagem, dai o nome Sprite de espírito.
Os Sprites são um método rápido de animação que consiste de várias imagens juntas agrupadas o que otimiza bastante espaço e uso de hardware. Hoje no entanto com hardware mais poderosos e processadores matemáticos mais eficientes e rápidos o seu uso como otimização tornou-se desnecessário.
Os Sprites então fazem parte de uma CENA do jogo.
Exemplo de sprite de personagem

 Para usar os Sprites a gente usa o conceito de coordenadas indicando as linhas e colunas, como se fosse uma batalha naval, onde cada movimento faz parte de uma ordem que diz para apresentar na tela (isso na programação ok) a imagem pertencente a coluna X na linha Y.

Para que o tutorial não fique muito cansativo e para dar um tempo para eu produzir algo rentável aqui...rsrsrs, vamos parar por aqui.
Mas fica a dica, pesquise no Google sobre Sprites e veja como eles são organizados, verá que você poderá criar seus próprios personagens usando Corel, Inkscape, Gimp, Photoshop ou outros editores e tratadores de imagem.
você também pode usar o Blender, que é um excelente e gratuito (o melhor é isso..rs) modelador 3D, muito poderoso e também permite criar games com ele em linguagem Python.





Nenhum comentário:

Postar um comentário