quarta-feira, 18 de maio de 2016

Criação de Game - PARTE 04

Ainda falando um pouco de linguagem de programação vamos dar mais algumas dicas importantes e que já podem ser vistas nas classes que o próprio Android Studio criou para nós:
Comentários:
Não tem como escrever um programa sem colocar comentários. Os comentários são "lembretes" de partes dos programas ou das variáveis que declaramos. Por exemplo se a gente declarar uma variável com o nome MP e não colocarmos um lembrete do que significa, outro programador que possa estar em nossa equipe ou mesmo nós após alguns dias nunca mais lembraremos de que MP quer dizer Matéria Prima (onde M = matéria e P = prima).
Então comentário é um "post-it" de alguma coisa que não podemos esquecer ou que outro programador possa ter de dica para entender nosso código ou função criada.
Como é feito o comentário então?
De duas formas, podemos comentar uma única linha usando // 
// isto é um comentário de uma única linha
O podemos comentar um bloco de texto usando para iniciar /* e */ para finalizar.
/* este é um bloco de textos
    que esta sendo comentado
*/
Função:

função como em matemática é um bloco de instrução que executa uma tarefa. Por exemplo, a função a seguir
private void NãoFazNada(){
 // esta função não faz nada
}

IMPORTANTE
Toda linha de código deve ter a terminação com ; (ponto e vírgula).
Veja um exemplo

public class MainActivity extends AppCompatActivity {

    @Override    protected void onCreate(Bundle savedInstanceState) {
        super.onCreate(savedInstanceState);
        setContentView(R.layout.activity_main);
    } // aqui não ponto e vírgula
} // aqui não vai ;

Note que protect void onCreate(Bu.......){ ... é uma função do programa e esta função esta na classe MainActivity (aquela classe principal criada quando iniciamos o Android Studio, lembram?)

Não usamos ponto e virgula em comentários, funções (fim das chaves), fechamento de instruções como if, else, switch, etc. Não se preocupe sempre que necessário explicaremos o porque do seu uso ou não.

Acho que já está bom de explicação sobre os códigos, mais detalhes acredito que seria mais eficiente se a gente usa-se as próprias classes de nosso jogo. Com estas dicas dá para se localizar bem nas classes que vamos criar e nas existentes (criadas pelo Android Studio).
Um detalhe importante. Existe um classe chamada de R.java. Esta classe é criada automaticamente e tudo que você fizer ela se auto reescreve. Por isso, nunca, nunquinha, nem morto altere essa classe. Se você mexer nela vai dar meleca, não roda mais nada de seu aplicativo ok.
Outro detalhe que você deve ter em mente, as palavras abaixo não podem ser usados como nome de variáveis nem como constantes pois são reservadas. Elas indicam alguma coisa já definida no java. Exemplo int já tem seu uso reservado pelo java e indica que é um inteiro. O mesmo para pause (pausar), double, String, float, etc.. a lista principal esta abaixo.

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