Como falamos nos 3 primeiros tutoriais (introdução, parte 01 e parte 02) a produção de games é a mesma coisa que a produção de um software comum. O "mecanismo" de funcionamento do game são linhas de instrução que chamaremos de classes e estas classes reunidas chamaremos de programa e o programa após compilado de aplicativo.
Complicado? Não se preocupe explicaremos cada passo de forma bem simples e sem nos prendermos demais nas partes teóricas do processo.
Mas, uma coisa é importante em programação, saber o que são variáveis.
Variáveis são valores que vão fazer alguma coisa ou servir para alguma coisa no código que estamos digitando. As variáveis são como proporções de uma receita, onde temos que definir de que tipo são.
Por exemplo, para fazer um bolo você não diz na receita: farinha, ovo, leite, óleo, açúcar, manteiga...etc... Estes são os produtos que fazem a receita, as variáveis são a quantidade de cada coisa que você põe de cada um destes itens e o tipo de "medidor" poderíamos considerar como sendo a declaração da variável. Voltemos ao exemplo do bolo, você na receita de um bolo (que é um tipo de algoritmo, como as instruções de um programa), diz assim: 2 xícara de farinha; 3 ovos, 1 copo de leite, etc., em nossa receita, definimos que a farinha no bolo é do tipo xícara e que os ovos são do tipo unidade e o leite é do tipo copo.
Em programação acontece quase da mesma forma, temos variáveis de tipos que definem o que é cada informação para que o compilador ou interpretador saiba o que fazer ou como processar aquela variável.
Vamos lá, as principais variáveis são:
- int - inteiro - um tipo inteiro, numeral, exemplo: 1; 3; 7; 9999; 0001 - estas são variáveis inteiras.
- String - palavra ou caractere alfanumérico - exemplo - todo o texto que digitamos até agora é considerado String pelo java.
- char - um único caractere alfanumérico - exemplo - 'a'; 'b'...etc
- double - um número de ponto flutuante, exemplo- 3.14159; 0.0232; 12.00045... etc são números de ponto flutuante ou frações de um número inteiro.
- float - também é um numero de ponto flutuante mas de comprimento menor que o double, na realidade um número 3.15 pode ser float (ocupa menos memória) e um número que refere-se a pi (3.14159......) deve ser double.
- boolean - é um tipo de variável que retorna true ou false (verdadeiro ou falso)
Como eu disse, as explicações aqui serão bem simples, sem entrar em detalhes técnicos para que serve, comprimento da variável, se é ou pode receber valor negativo ou positivo, exceções, etc... estes dados quem quiser se aprofundar mais recomendo a leitura de algum artigo ou apostila de programação em java ou mesmo de C ou C++ que traz estas informações com mais detalhes. Meu objetivo é tornar esta programação divertida com o mínimo de conhecimento necessário para você conseguir também realizar seu "joguinho' para Android.
Declarando variável:
Para usar uma variável é preciso declarar ela na classe do programa. Por exemplo: Digamos que você tenha no joguinho a variável life (vida). Se você não declarar ela, é como se o jogo não reconhecesse ela, como se não tivessem sido apresentados. Então você precisa declarar, apresentar a variável life para a classe do programa dizendo quem é ela (do que se trata). Exemplo literal: Classe Jogo, esta é a variável inteira life.
Então para declarar a variável precisamos dizer o tipo que ela é e o nome dela.
tipo_variavel nome_variavel
int life;
Até o próximo tutorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário