sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Novo padrão de SIM permiti trocar de operadora e não de chip


O chip tradicional de celular está com os dias contados e o sucessor será o eSIM. O novo modelo será menor e ocupara até 90% menos espaço. O mais legal desta tecnologia é que o usuário poderá trocar de operadora sem precisar trocar de chip.
A GSMA, que representa operadoras e fabricantes de dispositivos móveis, fez o anúncio das novas especificações do eSIM para smartwatches, monitores de atividade física e tablets.
O usuário pode ativar remotamente o chip embutido nesses dispositivos, permitindo que eles se conectem diretamente à rede celular. O eSIM é programado para funcionar de forma autônoma. E você não precisa abrir o dispositivo, tirar o SIM card e colocar outro – como um neandertal – para trocar de operadora.
A especificação é apoiada por fabricantes como Apple, Huawei, LG, Microsoft, Samsung e Sony, além de operadoras como Telefónica e TIM. E a GSMA planeja lançar um padrão similar para todos os dispositivos móveis – incluindo smartphones – em junho.
Imagine só não precisar se preocupar com chip, pois ele já virá no smartphone! No fim das contas, isso significa que que os dias do cartão SIM tal como o conhecemos estão contados.
Não que a GSMA veja dessa forma. Eles dizem que “a iniciativa não tem como objetivo substituir todos os SIM cards, e sim ajudar os usuários a conectar múltiplos dispositivos a uma mesma conta. Isso também ajudará as fabricantes a criar uma nova gama de dispositivos móveis conectados, pequenos e leves, mais apropriados para tecnologia vestível.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário