domingo, 15 de março de 2015

ZenFone, vale a pena ter um.


Resolvi escrever sobre o ZenFone 5 pois ele caiu nas minhas graças, conquistou minha atenção e é minha aprovação sendo minha nova opção de compra.
Eu confesso a vocês que sempre fui um "colecionador" de smartphones com Android. Versões do Android 2.2 até a penúltima versão KitKat 4.4 já passaram pelos meus gadgets, algumas com mais sucesso que outras.
No requisito de desempenho não posso reclamar, pois todos estavam dentro das especificações e expectativas em relação a hardware.
Claro que meu último, comprado as pressas por motivo de "queda" de um aparelho e que quebrou de forma irrecuperável me fez adquirir um modelo simples mais de uma marca muito famosa, mas  que é incompatível com minha exigência de performance, apesar de cumprir as funções básicas de ligar, acesso ao Whatsapp e redes sociais.
Mas não estamos aqui para falar de meus sucessos e frustrações em aparelhos e gostos e sim para dizer sobre as vantagens aparentes do ZenFone 5, que como já comentei me surpreenderam.
O que me conquistou no ZenFone 5 foi a princípio o microprocessador Intel. Sim, deu para perceber que sou fã também da Intel. Realmente não abro mão do processador Intel em meus notebooks e Desktop.


Corning Gorilla Glass 3
Fabricada pela taiwanesa Asus, o ZenFone 5 é uma opção bastante legal para qualquer que seja sua utilização. Em minha opinião particular é um dos melhores dispositivos já feitos aliando designer, qualidade, praticidade e capacidade de processamento e memória a um custo realmente competitivo.
A começar pela sua tela, uma bela resolução de 1280x720 pixels com o famoso Corning Gorilla Glass 3 que dá a ela uma excelente resistência a riscos e trincos.
Suas funcionalidades são de smartfones top de linha.  Há além da conectividade Wifi e GPS o HSPA+ que permite, segundo o fabricante, transferências de dados e navegação pela internet com excelente navegação. Os modelos Asus ZenFone 5 possuem duas versões de memória interna compartilhada entre usuário e sistema operacional. Há versão com 8GB e uma versão com 16GB. A diferença de preços é pequena, não mais que R$100,00 nos sites consultados de venda. A versão de 8GB possui ainda duas versões do processador intel, uma de 1,2GB e 1,6GB já a versão com 16GB sai de fábrica já com o processador de 1,6GB. Por este motivo vejo uma vantagem muito grande em pagar R$100,00 e sair com o TOP da loja :-).
Outra vantagem se comparado com os concorrentes diretos de sua categoria como o Moto G, é a possibilidade de expansão da memória com o cartão Micro SD de até 64GB coisa onde concorrente fica parado nos 32GB. Se tanta memória é importante? O ZenFone possui uma Câmera traseira de 8Mp e frontal de 2Mp e filma Full HD, neste caso quanto mais armazenamento você tiver maior será o tempo de filmagem que pode utilizar e maior será a resolução das imagens que pode capturar como fotos.
Quanto ao peso, e dimensões diria que estão dentro do esperado em relação a um produto com estas características. Próximo a 150g com os dois cartões, sim ele é dual chip, e com o cartão de memória.
A espessura total é pouco mais de 1cm (10mm) em sua parte mais abaulada e possui alto entre 15cm (150mm) por 7,3cm (73mm) de altura e largura respectivamente.
Uma característica a se destacar no produto é que a bateria não é removível, como acontece no Samsung Win ou no LG-L50 ela não é nem visível ao retirar a tampa traseira que dá acesso aos slots de SIM Card e Memória.
A durabilidade da bateria é um assunto que nem temos como comparar ou dizer se dura pouco ou muito. Tudo dependo do uso, de quanto aplicativos em segundo plano estão rodando, do seu GPS e atualizações ligadas ou até da quantidade de notificações que você recebe por dia.
Se meu pai for usar um ZenFone 5 a bateria para ele duraria quase as 350 horas descritas para standby, pois ele teria o aparelho esperando um de nós (os filhos) ligarem para ele ou passar um "torpedo" dizendo que esta tudo bem!
Já para meu filho, ai ai, umas 4 horas de uso contínuo, pois ele estaria com acessando as redes sociais, jogando e fazendo download, assistindo vídeos tudo ao mesmo tempo.
Para mim, acredito que de 8 a 10 horas são considerados uma boa durabilidade com o uso moderado que faço de internet, acesso e programas que rodo para cálculos e desenvolvidos para minhas consultorias, rodando em Android KitKat.
Em outros blogs, vídeos no Youtube e bate-papo com outros usuários e até revendedores (lojas) vejo somente boas considerações e avaliações sobre o produto. Até o momento não vejo usuários terem reclamado tanto da performance quanto do desempenho do produto, não vi queixas sobre seu designer nem tão pouco sobre as atualizações, inclusive elogios a Asus sobre as atualizações que corrigiram o consumo da bateria (agora dura mais) e outros pequenos recursos de otimização.
Minha nota para o Asus ZenFone 5 - 9,9
O processador no Asus ZenFone 5 que foi utilizado para esta matéria possui 1,6Ghz de velocidade e 1M Cache é o modelo Intel Atom Processor Z2560 (o 60 indica que é o 1.6GHz).
Já a versão de processador 1.2GHz usa o Intel Atom Processor Z2520
Mas a Intel possui um processador que é o Intel Atom Processor Z2580 que possui também 1M de cache e 2.0GHz de velocidade.
Quem sabe em breve teremos uma nova versão do ZenFone usando este processador.
Para saber mais sobre o ZenFone - http://www.asus.com/br/Tablets_Mobile/ZenFone_5_A501CG/
Se você quer mais detalhes do processador Intel pode acessar a página do fabricante - http://ark.intel.com/pt-br/products/family/70095/Intel-Atom-Processor-for-Smartphone-and-Tablet 


Nenhum comentário:

Postar um comentário