sexta-feira, 27 de março de 2015

O que eu preciso saber para programar para android?

Em muitos fóruns vejo esta pergunta, "o que eu preciso saber para programar para android?". Bem se você vai fazer a programação "pura", Java e no mínimo fundamental. Sim, a base os primórdios do Android eram programados com o SDK e em Java pelo IDE do Eclipse.
Confuso não acha?
Mas não é tão confuso assim. Existem hoje softwares e aplicativos que você escreve e C# ou outra linguagem própria meio "mistureba" de script, java e C# e na hora de publicar você pode fazer para IOs, Android e até Windows Phone.
Não vou entrar em detalhes deste tipo de aplicativo pois nosso foco é o Android, mas para quem curiosidade dê uma olhadinha no Google que há inúmeras ferramentas simples e que prometem fazer tudo isso.
Eu, no entanto acho que recursos poderosos que só a linguagem Java com o SDK do Android permitem não são acessados e se são, requerem muito "jogo de cintura", café e horas de sono perdidas do programador, coisa que no SDK com java é bem fácil de resolver.

Mas vamos lá, antes de continuar dê uma olhadinha em alguma apostila Java. A Caelum possui bons cursos sobre Java, Android, PHP, .NET e outras linguagem. Fazer um curso é legal, mas antes de investir seu tempo e dinheiro em algo que você pode vir a desistir, é melhor "testar sua vontade e dom de programador primeiro", não acha?
Como disse, a Caelum tem os cursos e disponibiliza de forma gratuita apostilas de dar inveja a muitos livros caros no mercado. Sim, gratuitas, basta entrar no site através do endereço, cadastrar e receberá o link para baixar https://www.caelum.com.br/apostilas/  . Na apostila há tudo que precisa para dar a você o entendimento do Java e ai sim, depois que você realizar em seu PC ou no seu Linux (ou ainda no seu Mac OS, não importa) alguns exemplos e programinhas simples como calculadora, conceitos de array, função, variáveis e constantes baixe no site do Android as ferramentas necessárias para programação.
Código para Java Desktop e ao lado o mesmo código para Android
Eu aconselho mesmo a você primeiro programar um pouco em ambiente Windows ou Linux, não importa, para que desenvolva o bom domínio dos conceitos de objetos, funções, janelas, botões, arrays, etc. Isso fará de você um programador melhor quando migrar para a plataforma Android definitivamente e não ficará perdido no meio das linhas de código. O legal e que também ajudará você a interagir entre as duas plataformas podendo realizar aplicativos que se comunicam entre as plataformas e até que possam remotamente interagirem entre hardwares.
Até o próxima dica!


Nenhum comentário:

Postar um comentário